terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Texto Realista

Texto  Realista
                          Senão do livro
COMEÇO a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...
E caem! — Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar... Heis de cair. 
                                                                                           (Assis, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas)
    Análise do texto
  Como podemos perceber no texto, de Brás  Cubas desmitifica sua própria obra, acrescentando-lhe, ironicamente outras características e responsabiliza o leitor pelos defeitos de seu livro, como podemos observar em alguns trechos:
  ¨  Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo. ¨
 ¨ e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem. ¨

  A linha narrativa trabalhada no texto é caracterizada por :
·         Utilizar uma ironia amarga;
·         Foco narrativo em primeira pessoa;
·         Tendência a conversar com o leitor. 
                                                                         
Por:Bitaran,Rodrigo e Landerson
 










Nenhum comentário:

Postar um comentário