quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Realismo/Naturalismo/Parnasianismo


"[...] o Romantismo era a apoteose do sentido;o Realismo é a anatomia do caráter.É a arte que nos pinta a nossos olhos - para nos conhecermos,para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos,para condenarmos o que houve de mau na sociedade."(Eça de Queiroz)

 

Na segunda metade do século XIX,o contexto sociopolítico europeu mudou profundamente.Lutas sociais,tentativas de revolução,novas idéias políticas,científicas...O mundo agitava-se,e a literatura não podia mais como do eu e da fuga da realidade.Era necessária da arte mais objetiva,que atendesse ao desejo do momento:o de analisar,compreender,criticar,e transformar a realidade.Como resposta a essa necessidade,surge quase ao mesmo tempo três tendências anti-romântica na literatura,que se entrelaçam e influenciam mutuamente:o Realismo,o Naturalismo,o Parnasianismo.
Realismo/Naturalismo/Parnasianismo na Europa
A Revolução Industrial,iniciada no século XVIII,entra numa fase,caracterizada pela utilização do aço,do petróleo,e da eletricidade;ao mesmo tempo ao avanço científico leva a novas descobertas no campo da Física e da Química.O capitalismo se estrutura em moldes modernos,com o surgimento de complexos industriais;por outro lado a massa operária urbana avoluma-se,formando uma população marginalizada que não partilha os benefícios gerados pelo progresso industrial,mas,pelo contrário,e é explorada e sujeita a condições subumanas.
É nesse ambiente que os artistas passam a observar e a externar a verdade possível da realidade,colocando-se com o tradicionalismo romântico e procurando incorporando os descobrimentos científicos de seu tempo.As teorias realistas são:
*
Teoria Determinista:Hipolite Taine(1825-1893);doutrina filosófica que afirmar que todo evento,mental ou físico,tem uma causa e que o evento invariavelmente a segue.Consequência de uma herança,de um meio ou de uma circunstância(momento).
*Filosofia Positivista:Augusto Comte(1798-1857);sistema de filosofia baseada em experiência e conhecimento empírico dos fenômenos naturais,no qual metafísica e  teologia são consideradas como sistemas de conhecimento inadequado e defeituoso.
*Socialismo Utópico:Pierre-Joseph Proudhon(1809-1865);sociedade na qual as pessoas seriam de natureza ética e senso de responsabilidade moral tão altamente desenvolvidos,que seriam desnecessário um governo para regular e proteger essa sociedade.Num estado ideal da sociedade,o que ele chamou de "ordem em anarquia" pessoas agiriam de uma maneira responsável,ética,de livre arbítrio.
*Evolucionismo
:Charles Robert Darwin(1809-1882);doutrina fundada na idéia de evolução e,mais particularmente,conjunto de teorias explicativas do mecanismo da evolução de seres vivos .
Realismo/Naturalismo/Parnasianismo no Brasil
 
No Brasil, a despeito da defasagem de acontecimentos em relação a Europa,verifica-se várias mudanças tanto no campo econômico,quanto político-social.
A monarquia caminha na decadência e o pensamento republicano formado a partir da campanha abolicionista e o fim da Guerra do Paraguai.
O país recebe influências do Positivismo e do Evolucionismo.
Surge uma nova realidade:a imigração européia;mão de obra assalariada,vai substituir a mão de obra escrava.
É nessa nova tendência artística que destacará o mundo físico e material, apresentando o homem mais concreto e real,deixando para trás o mundo de idealização do Romântico.
Referências Bibliográficas
*William Roberto Cereja,Thereza Cochar Magalhães.Português,Linguagens 2.São Paulo,2005.
*Carlos Gomes Teixeira,Rodolpho Motta Lima.Coleção Vestibular.Rio de Janeiro,2009.
*Projeto Cultural 2000,Difusão Cultural do Livro.
Por:Gyselle Cristina,Fernanda Ribeiro e Pamella Sayonara